Sabemos que o significado literal de rengue é “Flor de Lótus” e simboliza a simultaneidade de causa e efeito. Geralmente, a causa vem antes do efeito, ou seja, as flores florescem primeiro e o fruto aparece algum tempo depois. No caso da flor de lótus, as flores (causa) e o fruto (efeito) desenvolvem-se ao mesmo tempo. Da mesma forma, as pessoas em geral pensam que realizando a prática budista (a causa), podem posteriormente atingir a iluminação (o efeito). O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, afirma: “Mas quando praticamos o Nam-myoho-rengue-kyo (a verdadeira causa para atingir o estado de Buda), a nossa prática abarca o Estado de Buda (o Verdadeiro Efeito). O Nam-myoho-rengue-kyo é ao mesmo tempo a Verdadeira Causa e o Verdadeiro Efeito do estado de Buda. Esse magnífico ensino da Lei Mística que incorpora a simultaneidade da causa e do efeito é comparado à flor de lótus. O que importa aqui é que os Bodhisattvas da Terra manifestam essa simultaneidade da causa e do efeito em sua própria vida.” (Brasil Seikyo, edição no 1.455, 4 de abril de 1998, pág. 3.)
Por outro lado, sabemos também que a flor de lótus nasce num pântano e não é manchada pela água lamacenta, ou melhor, quanto mais suja a água, mais linda será a flor. Da mesma forma, um Bodhisattva da Terra é um ser não maculado por questões mundanas.
Meu desejo afirmar é que, como Bodhisattvas da Terra, devemos ser como essa flor de lótus, isto é, quanto mais difícil a situação, mais devemos florescer brilhantemente. O ouro, mesmo dentro de uma lata de lixo, não muda de valor. O valor da vida, mesmo em meio a muitas dificuldades, também não se altera.
Nosso mestre afirma: “A vitória é a arte de você continuar, onde as pessoas resolveram parar.”
Naoto Yoshikawa
Edição 1812 - Publicado em 17/Setembro/2005 - Página B6
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